Alimentação infantil – Como Aprender a Comer

alimentação infantil

Atenção!  Se seu filho é fã de fast food?  Cuidado !!!. Cada vez mais crianças tendem a se tornar obesas por descuido com alimentação dos pequeninos. É  importantíssimo o envolvimento dos pais nos hábitos alimentares de seus filhos.

Diariamente os pais enfrentam uma batalha na hora de montar a alimentação de seus filhos. Não o bastante, terrível é tentar convencê-los de se alimentar com ingredientes de boa qualidade e saudáveis.

Mas nós, incansáveis pais, não abandonamos a luta, vestimos nosso uniforme de guerreiros e vamos à luta contra o maior inimigo – “os Fast Foods”.

Dicas para uma alimentação infantil saudável

Minha dica começa em dar exemplo. Não resolve querer que seu filho coma algo saudável se os demais membros da família não fazem o mesmo. Tudo começa na alteração dos hábitos alimentares da própria família.

Então incluam no cardápio diário alimentos como vegetais folhosos escuros, sementes e grãos, que são ricos em cálcio, ferro e zinco.

Depois de um tempo misture outros alimentos em outros já conhecidos pelas crianças. Naturalmente não é fácil. Portanto, muita paciência, pois será necessária tentativa incansável até que ela possa se acostumar com novos sabores e aparência.

Quanto maior a variedade de alimentos e ingredientes, melhor o alcance da gama de nutrientes saudáveis introduzidos na alimentação. Desta forma, a paciência somada às substituições alimentares é um passo enorme rumo a reeducação alimentar.

Importante reforçar que alimentos industrializados são condenáveis se considerarmos a quantidade de contra-indicações. Tente substituí-los por preparações caseiras. Tenho certeza que guloseimas caseiras são infalíveis.

Importante reforçar não se esqueça dos limites alimentares, muita alimentação, sem gasto de energia significa ganho de calorias que na maioria das vezes é prejudicial.

Lembre-se que quanto mais colorido os arranjos alimentar maior a quantidade de nutrientes oferecidos. Sabemos que existem algumas verduras e cereais mais nutritivos que outros, bem como fibras mais saborosas que outras. Portanto, monte cardápio que desperte atenção e desejo das crianças. Um doce caseiro muitas vezes é bem melhor que o industrializado. Faça desse momento um ritual mágico, uma ocasião especial para que não seja visto como algo do dia-a-dia.

Com essas atitudes, além da paciência é persistência estaremos contribuindo com hábitos saudáveis. Haverá momentos que devemos dizer “NÂO” e até mesmo limitar a quantidade de alguns alimentos. Nesse instante a conversa é a melhor política  para que se possa esclarecer a importância de tais atitudes para o futuro da criança.

Esclarecemos que comer de forma saudável não é tarefa fácil, requer muita disciplina e força de vontade. Além do acompanhamento de um endocrinologista e nutricionista em casos especiais.

Assim, você garante os nutrientes para seu filho crescer forte e saudável.

Veja mais sobre alimentação clicando AQUI

Leia Também:

Aveia em seu café da manhã

Como perder barriga

Gostou do Artigo? Comente Aqui

Comentários

1 Comentário

  1. Pingback: Quinoa e benefícios no emagrecimento (Aprenda a perder peso com a Quinoa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *