Alimentação saudável

Alimentação saudável

Alimentação saudável

Quando se fala em alimentação saudável, não dá para deixar de falar nos alimentos em que podemos encontrar o que há de mais natural: legumes, verduras e frutas. Antes que me perguntem: ‘’Ah, mas e os agrotóxicos?’’. Sim, há os agrotóxicos, transgênicos e por aí vai… Mas, caso o seu bolso permita, prefira as opções orgânicas, sempre que possível, para garantir o que há de melhor desses alimentos.

Esses alimentos devem ser ingeridos diariamente. Legumes e verduras, você pode utilizar, por exemplo, no almoço e no jantar, como salada e em sopas. 
Quanto às frutas, algumas pessoas colocam o terror porque elas têm frutose. Gente, me diga uma coisa, se nós não pudermos ingerir fruta, o que seria então saudável? Viver somente de alimentos sintéticos, industrializados? Claro que não! Então inclua pelo menos 03 porções de frutas no seu dia-a-dia, por exemplo, nos lanches ou até como sobremesa. É claro que há considerações, por exemplo, em uma pessoa diabética, temos que levar em consideração o índice glicêmico dessas frutas.

Nesses alimentos, encontramos uma enorme variedade de nutrientes. Se você os ingere regularmente, estará contribuindo para que seu organismo tenha um melhor suporte de vitaminas, minerais e fibras; além de funcionar com maior plenitude.

Beba 2 litros de água diariamente pra se hidratar

Alimentação saudável

Dentre as diversas funções que a água exerce em nosso organismo, uma delas é a de promover uma espécie de ‘’varredura’’, direcionando a eliminação de substâncias indesejáveis, por meio da urina. É importante ingerir água antes, durante e após a prática de um exercício físico. Um corpo bem hidratado funciona melhor e tende a promover maior êxito, por exemplo, às dietas do emagrecimento.

Uma dica: não espere sentir sede para ingerir água, pois quando temos o sinal da sede o nosso corpo já encontra em certo grau de desidratação. Outra sugestão é ingerir esse líquido em uma temperatura fria, pois isso vai forçar o organismo a gastar energia para equilibrar a temperatura da água à temperatura corpórea.

A recomendação diária de ingestão de água pode variar de acordo com alguns critérios como gênero, idade, prática de exercício físico, dentre outros. Mas de modo geral, não fique abaixo de 2 litros por dia. Sendo que esta quantidade deve ser bem distribuída ao longo do dia.

alimentação-saudável

Gostou do artigo Alimentação Saudável? Gostaria de dar alguma dica?  Faça comentários abaixo!

Saiba mais sobre alimentação clicando AQUI

Leia Também:

Alimentação infantil

Aveia em seu café da manhã

Gostou do Artigo? Comente Aqui

Comentários

8 Comentários

  1. As frutas são de fato excelentes para incrementar na hora do lanche, não devemos abusar das frutas doces, pois tendem a aumentar uma maior carga de glicose no sangue devido o excesso da frutose principalmente das frutas doces. Podemos então usar mais frutas cítricas como limão, amora, mertilos morangos, laranja, framboesa, enfim…

    Quanto a água, você relatou muito bem! Devemos sim tomar muita água mesmo sem está com sede. Porém muitas vezes só a procuramos quando sentimos sede, ou melhor, quando estamos desidratados.
    Parabéns pelo artigo e seu blog. Tá muito bacana.
    Sucesso pra você
    abraço.

  2. Pingback: Nutrição aprenda 8 dicas para uma alimentação saudável -

  3. Pingback: Dieta USP conheça e emagreça de forma imediata Dietas para emagrecer -

  4. Pingback: Batata Yácon o poder que ela tem no emagrecimento veja aqui

  5. Pingback: Quinoa e benefícios no emagrecimento (Aprenda a perder peso com a Quinoa)

  6. Pingback: Alimentação Saudável e Nutritiva - Aprenda como se alimentar corretamente

  7. Pingback: Chá de hibisco seca barriga - Domínio Emagrecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *