Outubro Rosa- Dicas que Ajudam Prevenir Câncer de Mama

Outubro Rosa, mês da conscientização do câncer da mama nasceu em Nova York para alertar sobre a doença, a campanha anual foi criada para aumentar a conscientização do câncer de mama.  A maioria das pessoas tem consciência da doença, mas, muitos se esquecem de tomar as medidas de prevenção em seus estágios iniciais e incentivar que outros façam o mesmo.

Outubro rosa

O risco de câncer de mama em mulheres é aumentado por vários fatores que não podem ser facilmente alterados:

  • Tendo o seu primeiro período antes dos 12 anos
  • Não ter filhos ou ter seu primeiro filho depois dos 30 anos
  • Idade tardia na menopausa
  • História familiar de câncer de mama

Prevenir ainda é a melhor solução, devemos deixar claro que o autoexame mensal da mama e a mamografia anualmente devem ser feitos principalmente na idade de 40 anos, diagnosticar o câncer da mama na fase inicial é essencial para uma melhor chance de curá-lo.

No entanto, pesquisas e diversos estudos, constaram que certos alimentos e o estilo de vida de uma mulher podem diminuir o risco de sofrer desta doença.

Neste momento, o melhor conselho para possivelmente reduzir o risco de câncer da mama é:

  • Obter, atividade física intencional regular.
  • Reduzir o ganho de peso, limitando suas calorias e praticar atividade física regular.
  • Evitar ou limitar a ingestão de álcool.

Neste artigo apresentamos os alimentos e dicas para prevenir o câncer de mama, informando sobre as últimas descobertas a este respeito.

Outubro rosa

 

Outubro Rosa – Dicas que Ajudam a Prevenir o Câncer da Mama

Alimentos ricos em fibras adicionados à sua dieta juntamente com a ingestão adequada de líquidos ajudam seu intestino a funcionar corretamente. Dieta rica em fibras pode ajudar a reduzir o risco de obesidade, doenças cardíacas, câncer de mama e diabetes.

Os brócolis além de conter muitos nutrientes anticâncer são ricos em vitamina C e fibras, e alimentos ricos em fibras impedem que o estrogénio seja absorvido pelo intestino, portanto, ele é um fator de proteção para câncer de mama.

Para aumentar a quantidade de fibras em sua dieta, não se esqueça de incluir porções de legumes frescos (brócolis, couve-flor, repolho e couve de Bruxelas) e dois de fruta por dia, assim como grãos inteiros.

Diminuir a quantidade de gordura

Uma dieta com alimentos ricos em gordura é muito provável que haja aumento da quantidade de tecido adiposo em seu corpo, por isso, com o peso dentro dos limites adequados para a sua altura e idade, ira diminuir o risco de sofrer de câncer de mama.

A obesidade em mulheres acarreta um risco maior de desenvolvimento de câncer de mama e outras doenças.

Segundo especialistas em emagrecimento saudável a reeducação alimentar é o melhor caminho para o controle do peso e boa saúde.

Mesmo ao tentar emagrecer rapidamente devemos buscar métodos naturais como o chá para emagrecer, uma boa nutrição que possam nos colocar no caminho da reeducação alimentar juntamente com atividades físicas.

Mais ômega 3 e menos ômega 6

Os ácidos graxos, Ômega 3 e 6 são encontrados em altas concentrações nos peixes.

Alimentos ricos em ácido Ômega 6 gordos (margarina, gordura hidrogenada, óleo de girassol, óleo de soja e óleo de amendoim) aumentam o risco de sofrer de câncer de mama, de acordo com resultados de vários estudos científicos.

No entanto, os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 (tais como salmão, atum, sardinha e óleo de peixe) diminui o risco. Tente Incluir uma porção desses alimentos em sua dieta duas vezes por semana.

A linhaça grande fonte de Ômega 3. Os especialistas aconselham a consumir 25 gramas de linhaça por dia para ajudar a prevenir o câncer da mama. Você pode misturá-las secas ou adicioná-las ao iogurte ou uma porção de queijo macio.

Ômega 9 e ácidos graxos, encontrados no azeite de oliva ajudam a diminuir o risco. Por esta razão, adicionar algumas colheres de chá de azeite de oliva para sua salada é um bom tipo de prevenção para esta doença.

Fazer exercícios

Foi comprovado cientificamente que mulheres que se exercitavam moderadamente, três por semana, são menos propensas a sofrer de câncer da mama, o exercício reduz alguns nutrientes cancerígenos no organismo. Mantenha-se ativa, pratique esportes, caminhadas, natação dentre outrase atividades físicas para prevenir o câncer de mama.

Evite álcool

O álcool divide-se em uma substância chamada acetaldeído, que pode causar mutações genéticas – uma mudança permanente na sequência de DNA que compõe os nossos genes. Isto pode provocar uma resposta do corpo, que conduz a células cancerosas em desenvolvimento.

Entretanto, para concluir, lembramos que exames periódicos e acompanhamento clínico são os mais adequados para diagnosticar o câncer de mama no tempo e, em caso de dúvidas, consulte o seu médico ginecologista

Gostou do Artigo? Comente Aqui

Comentários

1 Comentário

  1. Parabéns por conscientizar a todos sobre o Outubro Rosa, que é um mês para que todos fiquem atentos ao câncer de mama e conheça mais sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *