Saxenda novo tratamento para emagrecer

Pessoas que vem lutando contra a obesidade ganharam um forte aliado Saxenda. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou dia 29 /02/2016, novo medicamento para tratar da doença no Brasil.

Ele será indicado para pessoas com índice corporal (IMC) acima de 30.

Saxenda novo tratamento para emagrecer

O que é Saxenda?

É uma solução clara, incolor. Cada 1 ml da solução Saxenda contém 6 mg de liraglutido e os seguintes ingredientes inativos: fosfato de sódio hidratado, 1,42 mg; propileno glicol, 14 mg; fenol, 5,5 mg; e água para injeção. Cada caneta pré-cheia contém uma solução de 3 ml de Saxenda equivalente a 18 mg liraglutide (free-base, anidro).

A liraglutido é o princípio ativo do Saxenda, o mesmo princípio do medicamento Victoza, usado para tratamento de diabetes tipo 2. Produzidos pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk.

Apenas a Sibutramina e o Orlistat eram liberados pela ANVISA para o tratamento da obesidade: Médicos brasileiros já vinham criticando a limitação de medicamentos para lidar com o problema.

“É muito bem vindo à chegada de um novo medicamento para tratamento de obesidade, Saxenda, mas isso não muda em nada a recomendação de uma alimentação saudável e práticas de atividades físicas para a perda de peso saudável”.

Aprenda como fazer a Dieta de 21 dias

Benefícios do Saxenda

Ele atua de um modo dependente da glucose, o que significa que irá estimular a secreção de insulina apenas quando os níveis de glicose no sangue estão elevados acima do normal. Consequentemente, ele mostra risco negligenciável de hipoglicemia.

Tem o potencial para inibir a apoptose e estimular a regeneração de células beta (observados em estudos com animais).

Ela diminui o apetite e mantém o peso corporal, como mostrado em um estudo.

Promove a perda de peso consideravelmente.

Ele trabalha em um novo mecanismo em vez da estimulante usual (medicamentos à base de anfetaminas)

Ele diminui os níveis de triglicérides no sangue.

Estudos médicos mostram significativa perda de peso

Para examinar o efeito, quatro estudos foram projetados para avaliar a eficácia do Saxenda no manejo da obesidade. Estes ensaios envolveram mais de 5.000 pessoas que foram classificados como obesos, com base no seu índice de massa corporal (IMC) com condições médicas coexistentes resultantes de seu peso excessivo. Mais de 3.000 desses indivíduos receberam 3mg de Saxenda diária. Os resultados recentes desses estudos mostraram que a perda de peso significativa foi alcançada pelo uso da Saxenda.

63,5 por cento dos indivíduos do estudo perderam pelo menos 5 % do seu peso corporal.

32,8 por cento perdeu, pelo menos, 10% do seu peso corporal.

A segurança e eficácia deste remédio para controle de peso crônico em conjunto com a ingestão calórica reduzida e aumento da atividade física foram estudados em 56-semana.

Como devo usar Saxenda?

saxenta caneta

Use o medicamento exatamente como prescrito pelo seu médico. A sua dose deve ser aumentada depois de usar  por 1 semana até atingir a dose de 3 mg. Depois disso, não altere a sua dose a menos que o seu médico lhe indique.

Ele é injetado uma vez por dia, a qualquer hora durante o dia.

O seu médico deve iniciar um programa de dieta e exercício, quando você começar a tomar Saxenda. Fique sobre este programa enquanto estiver a tomar Saxenda.

O medicamento vem em uma caneta pré-cheia.

Antes de usar pela primeira vez o medicamento  seu médico deve te ensinar como injetar. Se você tiver dúvidas ou não entender as instruções, fale com o seu médico ou farmacêutico. Veja as Instruções do Paciente para Uso que acompanham este guia de medicação para obter informações detalhadas sobre a maneira correta de usar o seu Saxenda caneta.

Use a caneta Saxenda com agulhas descartáveis. Você pode precisar de uma receita médica para obter estas agulhas caneta a partir do seu farmacêutico. Pergunte ao seu médico qual o tamanho da agulha é melhor para você.

Ao iniciar uma nova caneta pré-cheia, “verifique o fluxo a cada nova caneta” (consulte as instruções do paciente detalhadas para o uso que vem com este Guia do medicamento). Você só precisa fazer isso uma vez com cada nova caneta.

aplicar saxenda

O medicamento deve ser injetado sob a pele (injeção subcutânea) na área do estômago (abdómen), coxa (coxa), ou no braço, conforme indicado pelo seu médico. Não injetar no músculo ou na veia.

Se tomar uma dose excessiva , chame seu médico imediatamente. A overdose de Saxenda pode causar náuseas e vómitos severos.

Se esquecer de tomar sua dose diária do remédio, use Saxenda, logo que se lembrar. E reinicie sua dose diária no dia seguinte, como de costume.

Não tome  dose extra do medicamento ou aumente a dose no dia seguinte para compensar a dose esquecida. Caso esqueça-se de tomar a dose de Saxenda por 3 dias ou mais contate o seu médico para falar sobre como reiniciar o tratamento.

Nunca compartilhe a caneta Saxenda ou agulhas com outra pessoa. Você pode passar uma infecção a eles, ou pegar uma infecção a partir deles.

Veja também a Dieta de 21 dias

Efeitos colaterais secundários do Saxenda

  1. Possíveis tumores da tiroide, incluindo o cancro.
  2. Inflamação do pâncreas (pancreatite).
  3. O medicamento pode causar problemas da vesícula biliar, inclusive cálculos biliares.
  4. Problema da vesícula biliar pode necessitar de cirurgia. Procure seu médico caso houver qualquer um dos seguintes sintomas:
  • Dor na parte superior do estômago (abdómen)
  • Febre
  • Amarelamento da pele ou olhos (icterícia)
  • Fezes cor de argila.
  1. Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) em pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Em alguns casos, o açúcar no sangue fica tão baixo que precisa de ajuda de outra pessoa para ajudar. Se você toma um medicamento sulfonilureia, a dose poderá ter de ser reduzida enquanto você usa Saxenda.

Estes não são todos os efeitos secundários de Saxenda. Para mais informações, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Ligue para o seu médico para aconselhamento sobre efeitos secundários.

Efeitos colaterais comuns da Saxenda incluem:

Náusea

Diarreia

Constipação

Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue)

Vómitos

Dor de cabeça

Diminuição do apetite

Dores de estômago

Cansaço

Tontura

Mudanças na enzima (lipase), os níveis no sangue.

A náusea é mais comum nas primeiras doses de Saxenda, diminuindo ao longo do tempo quando o organismo se acostuma ao medicamento.

Informe o médico caso apareça qualquer efeito colateral que incomoda ou que não vai embora.

Informação importante sobre Saxenda

Não use este medicamento se:

  • Você ou algum de seus familiares têm uma história de cancro medular da tiroide.
  • Você tem neoplasia endócrina múltipla tipo síndrome de 2 (MEN) Esta é uma doença em que as pessoas têm tumores em mais de uma glândula no seu corpo.
  • Você é alérgico a liraglutide ou qualquer um dos ingredientes em Saxenda.  Os sintomas de uma reação alérgica grave podem incluir:
  • *Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
  • * Desmaio ou sensação de tontura
  • * Ritmo cardíaco muito rápido
  • * Problemas em respirar ou engolir
  • * Erupção cutânea grave ou comichão
  • * Está grávida ou a planear engravidar. o remédio pode prejudicar o feto.

    O que informar ao médico antes de usar Saxenda?

fale com seu medico

Informe o seu médico se você:

  1. Tem alguma das condições listadas na secção “Informação importante sobre Saxenda?”.
  2. A tomar certos medicamentos chamados agonistas do receptor de GLP-1.
  3. É alérgico a liraglutide ou a qualquer, um dos outros ingredientes de Saxenda.  tem problemas com seu estômago, ou problemas com a digestão dos alimentos.
  4. Já teve ou tem problemas renais ou hepáticos.
  5. Tem ou depressão tinha ou pensamentos suicidas.
  6. Tem quaisquer outras condições médicas.
  7. Está grávida ou a planear engravidar. Saxenda pode prejudicar o feto. Informe o seu profissional de saúde se você ficar grávida durante o uso do Saxenda. Se você está grávida, você deve parar de usar Saxenda.
  8. A amamentar ou planeja amamentar. Ainda não se tem conhecimento se este remédio passa para o leite materno. Você e seu médico devem decidir se deve ou não usar Saxenda ao amamentar.
  9. Informe todos os medicamentos que esteja em uso, incluindo prescritos e não prescritos medicamentos, vitaminas e suplementos de ervas. Saxenda retarda o esvaziamento gástrico e pode afetar medicamentos que necessitem de passar através do estômago rapidamente.
  10. Este medicamento pode afetar a forma como alguns medicamentos agem no organismo e alguns medicamentos podem afetar a forma como Saxenda funciona.
  11. Informe o seu médico se faz uso de outros medicamentos especialmente medicamentos sulfoniluréias ou insulina para a diabetes.
  12. Mantenha uma lista dos medicamentos que esta em uso com você para mostrar o seu médico e farmacêutico cada vez que você começa um novo medicamento.

OB: Caso opte por um emagrecimento natural sem medicação, aconselho a seguir um programa de emagrecimento coordenado por um médico especializado na área. Clique Aqui e saiba o que o Dr. Rodolfo Aurélio Especialista em Naturopatia. ensina sobre a Dieta de 21 dias.

Gostou do Artigo? Comente Aqui

Comentários

7 Comentários

  1. Sandra

    Estou utilizando saxenda já a 2 meses, mas não tive perda significativa de peso, foram só 3 kg até o momento. Por quanto tempo devo utilizar o medicamento para que veja algum resultado? Se nestes 2 meses não emagreci como esperava, adianta continuar?

    • Sandra, como se trata de medicamento, aconselho você a fazer acompanhamento médico, ele poderá responder todas as suas dúvidas.
      Boa sorte.

  2. marta

    gostaria de aquirir mas aqui em curitiba tem um medico que acompanhe?

    • Boa noite Marta,
      Meu conselho é que você fale com seu médico sobre a possibilidade de vc usar o medicamento e siga as orientações do mesmo.
      Boa sorte.

    • Su

      Dr. Marcelo Sech indica e acompanha.

  3. Boa noite

    Gostei muito do seu artigo no seu blog.

    Por mais sites idem a este!

    bj.inf.br do Jornal Netshoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *